CEPAC
CENTRO EDUCACIONAL PALAVRA DE CRISTO
Podemos julgar ou não
Texto base Mateus 7:1
-
Vivemos em uma geração marcada por falta de limites e regras, onde toda verdades é vista como um ponto de vista, me isso tem levado muitos cristãos a temer o ato de julgar, confundindo o “não julgar” como uma proibição total de discernir o certo e o errado, mas será que a bíblia está condenando todo o tipo de julgamento? É sobre isso que pretendemos através da escritura, esclarecer para uma boa parte de cristãos que estão presos, não realizando a obra de Deus de forma completa, com medo de fazer algo errado.
Uma das frases mais conhecidas em nossos dias de hoje é cadê o amor? Pastor Erwin Lutzer fala em seu livro, Quem é você para julgar, que o versículo mais falado da bíblia não é João 3:16 mas sim Mateus 7:1 Não julgueis para não ser julgado.
Por que julgar se tornou tão ofensivo?
A) Porque interpretam o não julgar como se fosse todo tipo de julgamento, Jesus não proibiu discernir o certo do errado que necessita de uma análise, ou seja, julgar.
B) Jesus não proibiu o discernimento, mas a hipocrisia, de julgar sem olhar para si mesmo.
C) Relativismo moral e espiritual que é a crença de que não existe verdade absoluta. E que cada pessoa, pode definir o que é certo ou errado” para si mesma” o relativismo diz se é verdade para mim, então esta certo, não levando em conta o padrão de Deus que é a verdade absoluta João 17:17 A Tua Palavra é a verdade.
D) Porque estamos vivendo a síndrome do Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar não se importando com os problemas reais da vida.
E) Relativismo dentro da Igreja (cada um tem sua fé, Deus entende meu jeito, o importante é o amor, Deus sabe)
F) devido a cultura está totalmente dominada, pelo mal, passaram a chamar o mal de bem, e o bem de mal, como diz o profeta Isaías 5:20 ( Ai dos que ao mal chama de bem, e ao bem chama de mal; que fazes das trevas luz, e da luz trevas, e fazem do amargo doce, e do doce amargo.
O que devemos ter em mente, não é o que o mundo pensa ou deixa de acreditar, a bíblia diz que nós estamos no mundo, mas não somos do mundo, nossa pátria não é aqui, nosso lar não é aqui somos o povo que vamos morar nos Céu.
Malaquias 3:6 Eu o Senhor não mudo, Hebreus 13:8 Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente.
2. Julgamento de forma errada:
A) Quando julgamos com hipocrisias, Mateus 7:3 Porque repara no cisco que está no olho de teu irmão e não vês a trave que está em seu próprio olho.
B) Quando julgamos segundo a aparência João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgais segundo a reta justiça., julgar por apenas a pessoa não se vestir de maneira que você pensa ou falar como espera Samuel no caso de Davi e Josué com os Gibeonitas.
C) Julgar sem amor (ódio ira) 1 João 4:20 se alguém diz amo a Deus, e odeia seu irmão é mentiroso, inveja, vingança, raiva sem sentimento que nos faz julgar errado.
D) Julgar antes do tempo 1 coríntios 4:5 Portando nada julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha, a qual também trará a luz coisas ocultas das trevas, manifestara os desígnios dos corações e então cada um recebera de Deus o louvor, aqui o Apostolo Paulo não está proibindo todo tipo de discernimento, moral ou doutrinário, mas sim julgamento precipitado sobre o valor e a fidelidade de um servo de Deus.
E) Julgar sem empatia; Gálatas 6:1 Irmão se algum homem, chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós que sois espirituais encaminhai o tal com o espírito de m mansidão, olhando por ti mesmo, para que não seja também tentado lembrando que todos nós vamos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito, por meio do corpo, ou bem, ou mal.
F) Julgamento sem perdão: Mateus 18:23-35 A Parábola do Credor incompassivo.
G)Julgamento desproporcional Mateus 7:2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgado, e com a medida com que tiveres medidos vos hão de medir a vós.
H) Julgar questões secundarias; Romanos 14:4-12
Conclusão: Podemos julgar, mas sempre da forma correta e justa, não podemos julgar precipitadamente, nem por aparência, sem amor, com ausência de justiça, com medidas severas desproporcional aos fatos, sem o mínimo de empatia, sendo totalmente hipócritas não olhando para nós mesmo até porque a bíblia como veremos abaixo nos ensina a fazer sim julgamento porém de forma correta vejamos alguns textos bíblicos.
3. Podemos e devemos julgar, Vemos o próprio Jesus não somente julgando como nos estimulando a fazer julgamentos saudáveis.
Se Jesus está nos proibindo em Mateus 7:1 de Julgar o vamos fazer quando ele mesmo fala Acautelai- vos, porém dos falsos profetas que vem até a vós vestido como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, pra que não as pisem e voltando vos despedace, Mateus 7:6.
Lucas 12:57 Porque não julgais vós mesmo o que é justo? Quando Jesus diz em não dar as coisas Santas aos cães, e pérolas aos porcos, nos ensina 3 verdades.
A) Discernimento espiritual; O Cristão deve saber discernir com quem e quando compartilhar certas verdades, nem todos estão prontos para ouvir.
B) Não é falta de amor: Jesus não está dizendo para deixar de evangelizar, mas não desperdiçar o sagrado com quem zomba e endurece o coração.
C) Proteção da fé Ao evitar debates imuteis e provocações, o crente preserva a pureza da mensagem e sua própria paz.
Quando Jesus diz acautelai-vos doas falsos profetas nos ensina alguns pontos essências para o crescimento da nossa fé.
A) Engano religioso: Muitos pode usar o nome de Deus para beneficio próprio Mateus 7:21-23.
C) Conhecimento: Quem conhece as escrituras têm mais condições, de perceber o erro e se manter na verdade, na tentação de Jesus o diabo usou a Palavra, más Jesus usou a hermenêutica correta aplicando de forma correta.
Devemos tomar muito cuidado o inimigo está lá fora, mas também em nosso meio, 2 Pedro 2:1 Entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão heresias destruidoras.
4. Julgar pecados: 2 Coríntios 5:12 Porque que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro?
B) Julgar doutrinas 1 Tessalonicenses 5:21 Examinai tudo, retende o bem.
C) Julgar espíritos: 1 João 4:1 Não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas têm se levantado se tem levantado no mundo.
D) Julgar falsos profetas Mateus 7:15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até a vós revestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
E) julgar o que é justo; Lucas 12:57 E Porque não julgais também ´por vós mesmo o que é justo.
F) Julgaremos o mundo e os anjos caídos:? 1 Coríntios 6:2-3 Não sabeis vós que os Santos hão de julgar o mundo? Ora se o mundo deve ser julgado por vós, sois por ventura, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencente a esta vida?
G) Julgar profecias: 1 Coríntios 14:29 E falem dois ou três profetas.
5. Alguns princípios de julgamentos
A) Julgar com humildade e não superioridade Gálatas 6:1.
B) julgar fatos não presunções Não aceite acusações contra Presbítero, senão com duas ou três testemunhas. 1 Timóteo 5:19
C) Palavras e ações, não motivos satanás jugou Jó errado 1:8-11
D) Assuntos bíblicos e não preferenciais Romanos 14;5-6
E) Julgamentos temporais, não eterno.
6. As Três peneiras.
Muitos tem dito que esta história pertence a Platão, porém tradicionalmente é atribuída a Sócrates filósofo grego discípulo de Platão, no entanto não registro direito nos textos de Platão ou outros autores antigos que comprove realmente a autoria de Sócrates. São as peneiras da Verdade, Bondade, Utilidade.
Peneira da Verdade: Você tem certeza que o que vai contar é verdadeiro: (Não tenho certeza eu ouvi dizer)
Peneira da Bondade: O que vai me dizer é algo bom sobre esta pessoa? Não, pelo contrário)
Peneira da Utilidade: O que você vai me contar é útil para mim ou para alguém? (Também não)
Sócrates então conclui; se não é verdadeiro, nem bom, nem útil, Por que eu queria ouvir?
Conclusão: Que possamos realmente ser pessoas que brilhem, a luz do Cristo vivo em nossas vidas que jamais podemos ser tropeço para as pessoas ou instrumentos dedar vos a calúnias e difamações, mas que nossos julgamentos seja coerentes com as escrituras e acima de tudo amando a Deus pois assim amando a Deus e o próximo dificilmente vamos cometer erros em nossas ações.
Este treinamento de obreiros foi ministrado pelo Bispo Marcio Figueredo na Cidade de Andradina SP. no dia 7 de Dezembro de 2025 com a presença do Apóstolo Rubens, passamos o dia todo nos alimentando da Palavra de Deus, mensagens edificante do Presidente do Ministério Apóstolo Rubens, e muitos outros, e sendo abrilhantado com muitos Louvores ao nosso Grande Deus. agradecemos ao nosso Deus, pois ali se fez presente uma grande multidão, o Pastor Genival de Andradina nos Recepcionou, com muita dedicação meus agradecimento ao Pastor Genival e todos os Pastores presente com suas caravanas. Deus abençoe a todos.
CEPAC Centro educacional Palavra de Cristo
- Ilha Solteira 9 de Dezembro de 2025
- Pastor Hélio Cardoso